Sem Papas Na Língua

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O SEU lixo é SEU!



PARA TUDO! Alguém deixou um lixo cair no chão? 
ABSURDO! Vamos parar e bater palmas pra ela. (PALMAS) Ela acaba de adicionar menos um dia de vida ao planeta. Quando eu vejo atos como esses, eu logo imagino a casa dessa pessoa... Será que tem lixo no chão também? Talvez não. Não há nada mais chato que você querer sentar em algum lugar e ter lixo lá. Não tem nada pior que ver uma pessoa jogando lixo no chão. A um tempo atrás eu só ficava indignada, hoje eu chupo bala HALLS alto (nutz, nutz, nutz). 

Dá vontade de enforcar pessoas que fazem isso. Êpa esse planeta também é meu, hein! É mais tem gente que não está nem aí. Sabe qual é o pensamento? "Estou ajudando ao gari a não perder seu emprego. Esse é seu trabalho, não é?!" ÊPAAAAAAAA Então já que é assim, a gente também poderia fazer a exploração da lixeira e deixar ela fazer o trabalho dela, ela foi feita pra isso, não acha?!

Diferente de mim, tenho uma amiga que chama a pessoa pra recolher o lixo. E ela não fala educadamente não, ela briga mesmo, afinal de contas... o público também é "nosso". Se estamos numa praia, num parque, e tem lixo espalhado, essa minha amiga arranja uma sacola (sabe lá da onde), e começa a catar todo o lixo que encontra. Confesso que às vezes ficava com vergonha por essas atitudes dela, hoje em dia aplaudo. 

Certa vez, estávamos voltando da universidade e na nossa frente uma mulher arremessa ao chão um copo pela metade com suco e vários guardanapos. PRONTO! Minha amiga deu um berro: NÃO É ISSO QUE ESTOU VENDO NÃO NÉ?! PODE CATANDO ESSE LIXO AGORA!!! (Minha cara foi no chão, mas ela agiu certo.) A mulher fingiu que não ouviu e minha amiga recolheu o lixo do chão. affs

Aqui no Rio de Janeiro tinha uma lei que pagava multa aquele que era pego jogando o lixo no chão mas não está funcionando muito não, viu?! Ou está? Não me parece.

A Baía de Guanabara tem todo o tipo de lixo lá e creio que há nessas águas, uns 3% de vida marinha lá. Eu fico pensando como será o futuro desses mares e rios... Existirão? Ou serão apenas ilustrações dos livros como tanto outros são hoje pra nós do século XXI?

O tempo todo há muita gente que reclama do governo, ok! Ele deveria investir em mais lixeiras por aí, investir nos subúrbios das cidades, não apenas onde lhe convinher.Mas você também cumpre com seu dever de manter limpo e preservado o lugar onde você circula? Não tem lixeira perto? Guarde com você até encontrar uma. Esse lixo que você joga no chão prejudica tanta gente, prejudica os animais do mar, prejudica quem pratica esporte pela cidade, prejudica você, prejudica a água que você bebe, o ar que você respira, atrasa o trabalho de muita gente, tira as casas de muita gente também. 

Sem contar que o sentimento de que esse planeta é a nossa morada deve ser de fato o nosso sentimento e ação. O lixo que você arremessa pela janela, mais cedo ou mais tarde vai voltar pra você bem maior do que você o deixou. Tão mais fácil carregar o lixo e depejá-lo em seu devido lugar... Mas pra alguns não, à esses eu digo:

NÃO É A NATUREZA QUE DEPENDE DE VOCÊ, É VOCÊ QUE DEPENDE DELA NATUREZA.


Por Daniella Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário